top of page

@ponto.otero

paulo otero

Imaginando-se com leveza é um trabalho que versa sobre o balanceamento possível entre aspectos aparentemente antagônicos da vida, representados por alguns blocos negros (em nanquim) em contraste com a leveza das formas puras de uma flor ou de uma folha (bordado). De certa maneira, cria-se a presença pesada na fragilidade da quase sem-peso folha de papel. Contrapondo-se a essa misteriosa e poderosa força geométrica, compacta e inefável, surge a natural folha ou flor bordada em seu tamanho real, inundando o suporte de beleza. Em cada obra encontra-se a inspiração para o bordado (a folha ou a flor mesma). Esta é – afinal – a reflexão sobre a solidão e a finitude da vida, estabelecida de forma inquietantemente delicada.

 

Imaginando-se com leveza é um projeto que foi criado em janeiro de 2020, mesma época em que começamos a conhecer a existência do novo corona vírus que estava gerando a doença denominada covid-19 e que com velocidade inacreditável se espalhou pelo mundo, transformando radicalmente a vida e o cotidiano de todos.

Meu trabalho, que faço em silêncio, isolado em meu estúdio, ironicamente anteviu esse novo modo de vida ao qual estamos tentando nos adaptar. Esse pesado momento que deve ser vivido com a máxima leveza possível.

bottom of page